Ainda que bastante limitada a oferta e pouco acessível economicamente na maioria dos contratos mais indicados, aqueles que são verdadeiramente completos, a DECO destaca algumas apólices que apresentam vantagens em relação às demais, seja pelo custo ou pelas coberturas que oferece. E, claro, a adequada relação preço/qualidade.

A melhor opção no lote das mais modestas em termos de serviço prestado é a Allianz Hospitalização e Ambulatório. Este pacote elementar inclui o pagamento de despesas hospitalares num máximo de 50 mil euros, oferecendo ainda diariamente 50 euros adicionais para internamento e gastos que dele decorram. As consultas de especialidade são asseguradas a 100 por cento, mais 10 por cento do que o montante disponibilizado para exames e tratamentos, desde que a soma não ultrapasse os 1500 euros/ano.

Numa modalidade mais elaborada, o Allianz Hospitalização e Ambulatório Completo suporta até 75 mil euros de hospitalização e 1500 euros de ambulatório, oferecendo igualmente um seguro dentário, enquanto o pacote básico (o anterior) brinda o cliente com a protecção na área da estomatologia. Contudo, apenas dentro da rede dentária parceira da Allianz não existe qualquer limite de despesa, ainda que sejam consideráveis as mais-valias que isso representa, sobretudo porque esta apólice assegura também o reembolso de importâncias despendidas em próteses (visuais, auditivas e de locomoção) até 80 por cento, num limite de dois mil euros anuais, independentemente de os produtos terem ou não sido adquiridos na rede de estabelecimentos associados.

Uma terceira alternativa bastante assinalável é a Victoria Help Saúde Top Opção 3, uma modalidade elementar que garante a retribuição de até 60 mil euros em caso de hospitalização, subsídio de internamento (50 euros/dia) e teto máximo de cinco mil euros para tratamentos e consultas. A reposição estende-se aos custos com medicamentos, cujo reembolso pode chegar aos 70 por cento, desde que o valor não exceda os 400 euros.

Em termos comparativos, o Allianz Saúde Hospitalização e Ambulatório Completo é o ideal para uma família, mas tem um custo superior a 1.700 euros anuais, o que ainda assim permite arrecadar mais de 900 euros em relação ao equivalente Crédito Agrícola Seguros Saúde Plano 3 (mais de 2.600 euros) e mais de 1.800 euros se levarmos em linha de conta o dispendioso Banco Espírito Santo Saúde Top (mais de 3.600 euros), estes últimos dois superiores ao da Allianz, ainda assim comercializados a um preço desadequado para aquilo que oferecem.

Quem está indeciso quanto à apólice ideal para si ou para a sua família, poderá utilizar uma fórmula comummente aplicada pelas próprias seguradoras, estimando quanto pode vir a ter de pagar pelo seguro de saúde. Regra geral, cada empresa efectua um moderado desconto de acordo com o número de membros para os quais se pretende a cobertura de saúde, correspondendo habitualmente a uma diminuição de dois, cinco ou 10 por cento sobre o preço total, consoante o agregado seja constituído por duas, três ou quatro pessoas, independentemente da idade dos indivíduos.

Atendendo às indicações referidas, após a simulação de uma determinada apólice deverá preferencialmente realizar as contas e verificar qual a importância anual que lhe será imputada com os descontos supra-mencionados. Contudo, informe-se previamente se a seguradora pratica essa política e quais os abatimentos facultados, pois algumas entidades não reduzem quaisquer montantes e outras atribuem bonificações extra vulgarmente não especificadas nas simulações (que ainda são algo incompletas), pelo que estas não lhe darão o valor exacto a pagar, sendo aconselhável, no caso dos seguros de saúde, visitar uma agência autorizada e solicitar uma avaliação personalizada.

ver também: melhores seguros de saúde em Portugal

 

Tags: , , , ,