Com o elevado número de ofertas existentes num mercado onde várias empresas apostam, é importante que saiba como escolher o melhor seguro de saúde para si e para a sua família. Para que possa escolher, é necessário como sempre, que procure, analise e compare todas as ofertas do mercado, pois só assim poderá escolher a que de melhor forma se ajusta à sua situação familiar e económica.

No momento de selecção do seu seguro de saúde, para que faça a escolha acertada deve ter em conta os seguintes parâmetros:

Modalidade do seguro – Ao escolher um seguro, será confrontado com três possibilidades, seguro de reembolso, de assistência ou um seguro misto. Ao optar por um seguro de reembolso, você poderá escolher o médico a que pretende recorrer, fará o pagamento e posteriormente a sua entidade seguradora irá reembolsa-lo (segundo a percentagem indicada). Caso prefira optar por um seguro de assistência, você estará sujeito aos médicos que possuem acordo com a sua entidade seguradora, no entanto irá pagar um valor bem mais acessível. Por fim, se preferir uma situação onde pode optar por ir tanto a um médico da rede como a um médico externo, pode optar pela modalidade de seguro misto. Neste caso, tanto situações de reembolso como de assistência são possíveis, no entanto com valores superiores que os existentes na modalidade de assistência e com taxas de reembolso mais baixas do que na modalidade de reembolso.

Cobertura do seguro – Decida o que é realmente importante ficar coberto pelo seu seguro de saúde. Não se esqueça que nenhum seguro cobre doenças que já existiam antes da subscrição do mesmo.

Capitais/Limites – O seguro de saúde apresenta limites por rubrica, podendo por exemplo apresentar um limite de 500€ para gastos com Estomatologia. Estes limites são mais uma das várias características que deve ter em conta.

Exclusões – Para que escolha bem o seu seguro de saúde, verifique quais as exclusões das propostas existentes. São várias as situações que estão excluídas do seguro, tenha isso em atenção.

Período de carência – Repare que nas várias propostas existentes no mercado são sempre assinalados vários períodos de carência. Durante estes períodos, a entidade seguradora não assume quaisquer custos com as situações previstas no contrato. Tenha atenção à duração indicada e a que situações se aplicam este períodos de carência.

Preço a pagar – O preço a pagar vai derivar, em grande parte, segundo o número de elementos assegurados, o número e tipo de situações previstas com cobertura e ainda consoante a companhia. Embora existam planos para todo o tipo de orçamentos, os mais baratos são seguramente mais limitados.

Como pode verificar, um seguro de saúde pode ser bem mais complexo do que aparenta, mas se estiver devidamente esclarecido irá com certeza encontrar uma boa solução para si e para a sua família.

 

Tags: , ,